domingo, 30 de outubro de 2011

Dia Nacional do Livro: a explosão dos e-books

Por Tamara Horn

A data é comemorada em 29 de outubro.

FotoO ano é 1810. A Real Biblioteca Portuguesa é transferida para o Brasil e se torna a Biblioteca Nacional, na cidade do Rio de Janeiro. A fundação do local no dia 29 de outubro marcou a data como o Dia Nacional do Livro. O tempo passou e as formas de se aventurar na leitura ultrapassam o simples folhear de um clássico.

O e-book (livro digital) se transformou no mais novo queridinho dos antenados. Há quem pense que este fenômeno seja novidade, mas pelo contrário, ele já é um quarentão. Em 1971, o pesquisador Michael Hurt criou o Projeto Gutenberg – a primeira biblioteca digital do mundo. Nela eram oferecidos coleções de livros gratuitos a partir de volumes físicos e com direitos autorais livres. A declaração de independência dos Estados Unidos se tornou o primeiro livro digital da história.

Outro grande momento neste percurso aconteceu no ano de 1995, com Jeff Bezos, com a criação da primeira livraria online. Bezos se restringia em comprar e distribuir livros, seja por e-mail ou sites. Porém a iniciativa não parou por aí; ele se tornou o criador do conglomerado global Amazon.com.

E-readers (leitores digitais)

A função do e-reader é clara, através do aparelho eletrônico é possível fazer a leitura dos livros digitais. O produto mais conhecido do momento é o Kindle (oferecido pela Amazon – a maior varejista eletrônica do planeta). Além de ser bonito, é pratico, possui altos falantes externos, acesso a internet, dicionário integrado, entre tantos outros atributos.

No Brasil, o produto oferecido é o Coll-er (e-reader trazido ao Brasil pela editora Gato Sabido) não fica para trás. Com um preço justo e o acervo de 850 títulos em português, o aparelho ganha espaço nas mãos dos apaixonados por livros e tecnologia.

Outras grandes empresas lançaram seus e-readers como a Apple, Sony, Kobo entre outros. Mas não tem como negar, o Kindle já conquistou o mundo, seja pelo seu visual clean ou pelas suas inúmeras funções.

Afinal, o que é um e-book reader?

A diferença deste aparelho para um computador ou celular está na tela. Feita com a tecnologia de tinta eletrônica, o material dá a sensação de que está realmente lendo um papel, de maneira confortável e prazerosa.

No Brasil

A primeira ebookstore 100% nacional a ser lançada foi a GatoSabido. A loja, que foi lançada no dia 17 de dezembro de 2009, possui um acervo de mais de cinco mil livros digitais.

Atualmente o portal conta como destaque os livros:

- 1822, de Laurentino Gomes
- O Conde Cigano, de Mary Jô Putney
- O Andar do Bêbado, de Leonard Mlodinow
- Steve Jobs, de Walter Isaacson

Mais títulos são oferecidos pelo portal que disponibilizam seus produtos para ler em tablets, smartphones, leitores e desktops. Em entrevista por e-mail à equipe do Itu.com.br, o representante do site, Pedro Carvalho, revela que o empresário e fundador do portal, Carlos Eduardo Ernanny, sempre quis trabalhar com livros. A partir disto começou a estudar modelos de livraria, editora e formas de escrita. A Gato Sabido é o resultado dessa vontade e de muitas pesquisas em novas mídias.

Outro site que ganha destaque pelos serviços prestados é o Simplíssimo, que trabalha com a produção deste material e também com cursos de como produzir e-books no formato e-pub.

Os dois lados do fenômeno e-book

É possível ver inúmeras vantagens na compra do livro digital. As obras são disponibilizadas em formatos pdf, doc, odt, txt, lit e opf e a partir de tantas variedades, foram desenvolvidos programas específicos para a leitura de e-books. De fato, este segmento tem vantagens que agradam muito o público, como o baixo preço. O produto tem um baixo custo de produção e por isto tem o custo muito inferior ao modelo impresso.

Carvalho pontua outros pontos positivos como o fato de ser ecologicamente correto, por isso não há desperdício de papel. Outro fator que é importante lembrar é a comodidade: "comprar produtos no conforto do lar ou no ambiente de trabalho se torna fácil e rápido", afirma.

Portabilidade também é um dos itens a serem destacados. Com um simples leitor é possível levar clássicos e mais clássicos sem a dificuldade de levar alguns livros impressos para onde você queira bem entender. Para a estudante Carolina Oliveira ler um e-book se torna mais prático. “Acabo de comprar ‘A Biblioteca Esquecida de Hitler’ para ler pelo tablet. Não abandono os livros impressos, mas a facilidade que eu tenho em ler por este leitor me deixou com muito mais sede de conhecimento.” A sua irmã Isabela segue pelo mesmo caminho. A jovem diz que pouco se interessava por livros, mas aos poucos foi pegando o gosto pela literatura e revela que foi a partir do contato com o e-book “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, que a vontade de conhecer outras obras e outros autores surgiu.

Mas há quem não concorde com este formato. Pelo menos é assim para o senhor João Silveira. "Acho isso [e-books] uma grande bobagem. Um livro tem que ter capa, tem que ser folheado, tem que ter cheiro de sabedoria. O grande prazer está na ligação entre autor e leitor e, convenhamos, é inexistente ao se tratar de um aparelho eletrônico”, afirma.

O jovem Tiago Ferreira segue a mesma linha ideológica. “É preciso ter um contato mais envolvente. Não entendo o porquê deste grande alvoroço”. E ainda questiona: "As pessoas, realmente, preferem pagar mais barato por um arquivo digital do que ter em mãos um exemplar de algum clássico? O livro no modo impresso representa passagens de sua vida, marca transações, revela a alma de quem o lê. As pessoas me conhecem através dos livros que enchem e preenchem cada canto da minha casa. Um arquivo digital nunca diria e nunca me representaria em minha totalidade”.

O representante da Gato Sabido também aponta as características negativas. Ele diz que a leitura de e-books requer um certo uso/conhecimento de tecnologia e também o fato de que somente alguns leitores permitem fazer anotações. Um grande pesadelo para aqueles que gostam de dedicar o tempo realizando análises sobre trechos do livro.

No meio de tantos prós e contras o livro digital faz a sua história e ganha espaço na sociedade. Em grandes editoras e livrarias, já é possível reparar que em seus catálogos alguns livros disponíveis já se encontram no formato digital. Mas saiba que é possível ler obras gratuitamente através do portal “Domínio Público”, lançado em novembro de 2004 e também fazer downloads gratuitos de alguns exemplares no site da Editora do Bispo.

“O importante mesmo é se aventurar nas leituras. É conhecer histórias e personagens tão marcantes e que tenham a capacidade de tocar o coração de quem lê. Pouco me importa se faço isso através de aparelhos ou do velho modo, de quando me sentava no sofá e ficava apreciando toda aquela fantasia... O que realmente me interessa é saborear a cultura literária em seus diversos formatos”, finaliza Carolina.

Curtiu a ideia e quer publicar seu e-book?

Diversos portais oferecem o serviço de publicação de e-books. Na maioria dos casos, os arquivos precisam estar em formato PDF. A equipe do Itu.com.br selecionou alguns sites que possuem a ferramenta, Confira!

AutoresLivres - Por um valor, a equipe do portal se torna responsável pela parte técnica e burocrática (tanto das produções, quanto das vendas). O e-book será distribuído para as principais livrarias. [www.autoreslivres.com.br]

Bubok – Publique sua obra sem custos ou tiragens mínimas obrigatórias em Portugal e no mundo. A ferramenta é fácil e rápida. [www.bubok.pt/]

Bookess - Você pode colocar seu livro à venda em formato impresso ou digital e também disponibilizá-lo para leitura gratuita na internet. [www.bookess.com]

Sítio do Livro – o portal visa facilitar e fomentar a auto-publicação e venda de obras inéditas, como "edições de autor”. É o autor quem decide se e como publica, contando com o apoio editorial e comercial da equipe do site e minimizando o risco financeiro. [www.sitiodolivro.pt/]

Aproveite esta ideia e coloque a imaginação e a criatividade para agir.

“A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.” André Maurois.

Tags: dia nacional do livro, livros digitais, e-books, biblioteca nacional, projeto gutenberg, ebookstore,literatura

fonte:http://www.itu.com.br/cultura/noticia/dia-nacional-do-livro-a-explosao-dos-ebooks-20111025

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Coleção de livros de Stephen King vai virar série da HBO

Uma série de livros do mestre do terror Stephen King vai virar série de TV pela HBO. Segundo o site Deadline, o produtor Brian Grazer (24 Horas e O Código Da Vinci) confirmou à MTV que a adaptação de A Torre Negra (The Dark Tower) para a TV será exibida pelo canal, que já trabalhou com séries do mesmo gênero como Deadwood(2004), Roma (2005) e Game of Thrones (2011).
_
Criada em meados 1970, a série literária demorou mais de 30 anos para ser concluída e é uma das mais ousadas obras do escritor americano. Inspirados no universo imaginário de J.R.R. Tolkien, no poema épico do século XIX, os sete volumes da saga mesclam ficção científica, terror e fantasia, e narram a missão do pistoleiro Roland Deschainpara chegar à torre negra e salvar a humanidade. O desafio, agora, é conseguir uma parceria para a trilogia do filme, que deverá contar com Javier Bardem no elenco.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

uma paixão de família

Alessandra Vieira - editora de Cultura

Dizem os especialistas que para alguém se interessar por livros é fundamental que a palavra escrita esteja ao seu alcance desde cedo. Foi o que aconteceu com Mariana Vasconcelos, de 10 anos. Desde que era bebê convive com os livros e hoje se diz uma apaixonada por eles. “Eu amo ler. Leio livros todos os dias”, disse eufórica enquanto passeava entre os estandes da V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no sábado (22).

Segundo ela, tudo começou quando tinha dois anos e pediu para a mãe levá-la à Bienal daquele ano. “Foi a minha primeira Bienal. Desde então nunca deixei de vir”, contou ao mesmo tempo em que escolhia mais livros para a sua coleção. “Gosto de ler aventuras. Agora estou lendo Harry Potter”, falou. O irmão Leonardo, 9 anos, segue os passos da irmã. “Acabei de ler ‘As aventuras do Capitão Cueca’. Também gosto muito de livros”, contou.

Leonardo, Kátia e Mariana Vasconcelos curtem juntos o amor pela leitura (Foto: Alessandra Vieira)O amor dos pequenos pela leitura sempre foi incentivado pelos pais. Para a mãe Karla Vasconcelos o segredo está em, desde cedo, deixar livros pela casa para as crianças manuseá-los, mesmo que ainda não saibam ler. “Eles cresceram brincando com os livros e desde que nasceram nós lemos para eles antes de dormir. Também acredito que a escolha da escola faz a diferença. Sempre procuramos colocá-los em colégios que têm essa preocupação com a leitura. No mês passado mesmo, a turma da Mariana decidiu fazer uma feira de livros usados na escola onde ela estuda. Foi uma decisão da turma e foi um sucesso”, disse Karla.

fonte:http://www.ojornalweb.com/2011/10/24/livros-uma-paixao-de-familia/


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

especial series de livros: Harry Potter -J. K. Rowling.

Ele tem cabelos pretos, usa óculos, tem uma cicatriz na testa, tem uma coruja como estimação, e dois melhores amigos que vivem vivendo aventuras com ele, de quem estou falando? Mas claro do bruxinho mais famoso do mundo Harry Potter.
Tudo começou em 1997 com livro Harry Potter e a Pedra Filosofal de J. K. Rowling.


Primeira capa HP1.jpgprimeira capa do livro
sinopse: Harry Potter e a Pedra Filosofal' conta a história de um menino que dorme embaixo de uma escada na casa dos tios. Quando ainda bebê, Harry teve sua casa invadida por um terrível bruxo responsável pelo assassinato de seus pais e é o único sobrevivente. Porém, Harry não sabe disso, e acha que é apenas um garoto normal que às vezes parece fazer coisas estranhas acontecerem. Entretando, no dia de seu aniversário de 11 anos, Harry recebe uma visita inesperada e descobre que é um bruxo, assim como seus pais foram, e que está convidade a ingressar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Harry, então, vai para Hogwarts, onde irá aprender poções, feitiços e a jogar Quadribol, e se meter em aventurar que irão ensiná-lo sobre a vida.

O FILME:
O primeiro filme foi lançado em 2001 que teve a estréia no Brasil no dia 23 de Novembro de 2001, que chegou a 4,5 milhões de espectadores.


O segundo foi Harry Potter e a Câmara Secreta e como o primeiro fez grande sucesso.

Primeira capa HP2.jpgprimeira capo do livro

sinopse:Depois de férias aborrecidas na casa dos tios trouxas, está na hora de Harry Potter voltar a estudar. Coisas acontecem, no entanto, para dificultar o regresso de Harry. Persistente e astuto, nosso herói não se deixa intimidar pelos obstáculos e, com a ajuda dos fiéis amigos Weasley, começa o ano letivo na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. As novidades não são poucas. Novos colegas, novos professores, muitas e boas descobertas e...um grande e perigosos desafio. Alguém ou alguma coisa ameaça a segurança e a tranqüilidade dos membros de Hogwarts. Como eliminar definitivamente esse mal e restaurar a paz na escola?


O FILME:
O segundo filme que foi lançado em 2002, que teve a estréia no Brasil 22 de novembro.

Curiosidades do filme

  • O ator Richard Harris morreu aos 72 anos, poucas semanas antes da estréia de Harry Potter e a Câmara Secreta, seu último filme.
  • Shirley Henderson, que vive a fantasma Murta Que Geme, apesar da voz e do rosto infantil, já tinha 35 anos quando foi escalada para o papel
  • Os atores Hugh Grant e Alan Cumming estiveram cotados para interpretar o Prof. Gilderoy Lockhart.

  • O terceiro foi Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaba que foi lançada no Brasil no dia Dezembro de 2000.

  • Primeira capa HP3.jpgsinopse:As aulas estão de volta a Hogwarts e Harry Potter não vê a hora de embarcar no Expresso a vapor que o levará de volta à escola de bruxaria. Mais uma vez suas férias na rua dos Alfeneiros foi triste e solitária. Com muita ação, humor e magia, 'Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban' traz de volta o gigante atrapalhado Rúbeo Hagrid, o sábio diretor Alvo Dumbledore, a exigente professora de transformação Minerva MacGonagall e o novo mestre Lupin, que guarda grandes surpresas para Harry.
  • O filme: O filme que teve a estréia no Brasil no dia 4 de Junho de 2004

  • o quarto livro é Harry Potter e o Cálice de Fogo que foi bem emocionante .
  • Primeira capa HP4.jpgsinopse:Nesta aventura, o feiticeiro cresceu e está com 14 anos. O início do ano letivo de Harry Potter reserva muitas emoções, mágicas, e acontecimentos inesperados, além de um novo Torneio onde os alunos de Hogwarts terão de demonstrar todas as habilidade mágicas e não-mágicas que vêm adquirindo ao longo de suas vidas. Harry é escolhido pelo Cálice de Fogo para competir como um dos campeões de Hogwarts, tendo ao lado seus fiéis amigos. Muitos desafios, feitiços, poções e confusões estão reservados para Harry. Além disso, ele terá que lidar ainda com os problemas comuns da adolescência... amor, amizade, aceitação e rejeição.

  • O filme: que teve a estréia no Brasil no dia 25 de novembro de 2005.

  • O quinto livro é Harry Potter e a Ordem da Fênix

  • Primeira capa HP5.jpgsinopse:Harry não é mais um garoto. Aos 15 anos, continua sofrendo a rejeição dos Dursdley, sua estranhíssima família no mundo dos 'trouxas', ou seja, todos os que não são bruxos. Também continua contando com Rony Weasley e Hermione Granger, seus melhores amigos em Hogwarts, para levar adiante suas investigações e aventuras. Mas o bruxinho começa a sentir e descobrir coisas novas, como o primeiro amor e a sexualidade. Nos volumes anteriores, J. K. Rowling mostrou como Harry foi transformado em celebridade no mundo da magia por ter derrotado, ainda bebê, Voldemort, o todo-poderoso bruxo das trevas que assassinou seus pais. Neste quinto livro da saga, o protagonista, numa crise típica da adolescência, tem ataques de mau humor com a perseguição da imprensa, que o segue por todos os lugares e chega a inventar declarações que nunca deu. Harry vai enfrentar as investidas de Voldemort sem a proteção de Dumbledore, já que o diretor de Hogwarts é afastado da escola. E vai ser sem a ajuda de seu protetor que o jovem herói enfrentará descobertas sobre a personalidade controversa de seu pai, Tiago Potter, e a morte de alguém muito próximo.

  • O filme:O filme baseado no livro estreou nos cinemas de todo o mundo no dia 11 de julho de 2007, em Portugal houve uma sessão extra no dia 11 de julho de 2007 à 00:05 em algumas salas por todo o país

  • O sexto livro é Harry Potter e o Enigma do Príncipe.
  • Primeira capa HP6.jpgsinopse:Harry Potter e o enigma do príncipe' dá continuidade à saga do jovem bruxo Harry Potter a partir do ponto em que o livro anterior parou - o momento em que fica provado que o poder de Voldemort e dos Comensais da Morte, seus seguidores, cresce mais a cada dia, em meio à batalha entre o bem e o mal. A onda de terror provocada pelo Lorde das Trevas estaria afetando, até mesmo, o mundo dos trouxas (não-bruxos), e sendo agravada pela ação dos dementadores, criaturas mágicas aterrorizantes que 'sugam' a esperança e a felicidade das pessoas. Harry, que acabou de completar 16 anos, parte rumo ao sexto ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, animado e, ao mesmo tempo, apreensivo com a perspectiva de ter aulas particulares com o professor Dumbledore, o diretor da escola e o bruxo mais respeitado em toda comunidade mágica. Harry, longe de ser aquele menino magricela que vivia no quarto debaixo da escada na casa dos tios trouxas, é um dos principais nomes entre aqueles que lutam contra Voldemort, e se vê cada vez mais isolado à medida que os rumores de que ele é O Eleito - o único capaz de derrotar o Lorde das Trevas, se espalham pelo mundo dos bruxos. Dois atentados contra a vida de estudantes, a certeza de Harry quanto ao envolvimento de Draco Malfoy com os Comensais da Morte e o comportamento de Snape, suspeito como sempre, adicionam ainda mais tensão ao já inquietante período. Apesar de tudo isso, Harry e os amigos são adolescentes típicos - dividem tarefas escolares e dormitórios bagunçados, correm das aulas para os treinos de quadribol, e namoram.

  • O filme:Em sua primeira semana, o filme quebrou o recorde de estreia mundial de primeira maior bilheteria em uma quarta-feira. Harry Potter e o Enigma do Príncipe arrecadou US$400.000.000 em cinco dias. Em sete semanas em cartaz no mundo, o filme alcançou a marca de US$934, sendo US$35.939 milhões no Brasil (público de 4.5 milhões).

  • O último e não menos importante Harry Potter e as Relíquias da Morte

  • Primeira capa HP7.jpgsinopse:'Harry Potter e as relíquias da morte', de J.K. Rowling, é o sétimo e último livro da série. Voldemorte está cada vez mais forte e Harry Potter precisa encontrar e aniquilar as Horcruxes para enfraquecer o lorde e poder enfrentá-lo. Nessa busca desenfreada, contando apenas com os leais amigos Rony e Hermione, Harry descobre as 'Relíquias da Morte', que serão úteis na batalha do bem contra o mal. Ação eletrizante conduzida com maestria por J.K. Rowling, concluindo os passos de herói de Harry Potter na maior saga bruxa de todos os tempos.

  • O filme:
  • Parte 1:No dia 18 de novembro de 2010 o ator Matthew Lewis que interpreta Neville Longbottom nos filmes da série Harry Potter, veio ao Brasil para o lançamento do filme Harry Potter as as relíquias da Morte - parte 1 a convite da Warner

  • Parte 2:O filme estreou no Brasil no dia 15 de julho de 2011 e, em seu final de semana de estreia, levou um público de 1.563.747 pessoas aos cinemas de todo o país.[30] No final de semana seguinte, 772.714 pessoas foram aos cinemas brasileiros ver o filme, o que fez com que o filme liderasse as bilheterias por dois finais de semana consecutivos e alcançasse um público total de 3.726.424 em apenas duas semanas.[31] No terceiro fim de semana, 405.332 pessoas viram o filme no país, e o filme caiu para a 2ª posição da lista, alcançando um público total de 4.849.062 pessoas.[32] No quarto fim de semana, 188.159 viram o filme, e ele caiu para a 3ª posição.[33] Até o momento, 5.250.538 pessoas viram o filme no país, e ele entrou para a lista dos filmes estrangeiros mais vistos do país, ocupando a 24ª posição

  • J. K. Rowling autora da serie

OS FILHOS DA JULIA ROBERTS TÊM MEDO DA RAINHA MALVADA


OS FILHOS DA JULIA ROBERTS TÊM MEDO DA RAINHA MALVADA

Vocês já sabem que a Julia Roberts fez o papel de Rainha Malvada no filme Snow White protagonizado por Lily Collins.

Julia então colocou o filme da Disney da Branca de Neve para os seus gêmeos, para dizer-lhes que ela tinha feito o papel da Rainha Malvada, mas as coisas não correram como ela esperava…

Seus filhos ficaram tão impressionados e aterrados com a Rainha Malvada, que Julia não se atreveu a dizer nada sobre o seu papel:

“Não quero dizer que sou a Rainha Malvada porque lhes mostreia a Branca de Neve (versão dea Disney) e eles tiveram pesadelos e choraram”.

livros da semana

O Trono de FogoMarinaSOU TODA ERRADAHerdeiro da escuridãoO diário de um Banana, V.5TormentaDiários do Vampiro - Vol.03 - A FúriaANTES DE MORRER

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Conheça os 29 indicados ao Prêmio Jabuti

Conheça a lista com os 29 vencedores:

Categoria: Capa

Vencedor: Invisível, de João Baptista da Costa Aguiar (Companhia das Letras)


Categoria: Ilustração

Vencedor: O Corvo, de Manu Maltez (Editora Scipione)

Categoria: Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil

Vencedor: Gildo, de Silvana Rando (Brinque-Book Editora)


Categoria: Arquitetura e Urbanismo

Vencedor: Dois séculos de projetos no Estado de São Paulo – Grandes obras e urbanização VL 1,2 e3, de Nestor Goulart Reis e Monica Silveira Brito (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/ Edusp)

Categoria: Artes

Vencedor: Os Satyros, de Germano Pereira (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo)

Categoria: Biografia

Vencedor: Alceu Penna e as garotas do Brasil: moda e imprensa 1933 a 1975, de Gonçalo Júnior (Editora Amarilys)

Categoria: In Memoriam

Vencedor: De menino a homem – de mais de trinta e de quarenta, de sessenta e mais anos, de Gilberto Freyre (Global Editora)

Categoria: Ciências Exatas

Vencedor: Teoria Quântica: estudos históricos eimplicações culturais, de Olival Freire Jr., Osvaldo Pessoa Jr., Joan Lisa Bromberg (Editora Livraria da Física e EDUEPB)

Categoria: Ciências Humanas

Vencedor: Manejo do Mundo: conhecimentos e práticas dos povos indígenas do Rio Negro, de Aloisio Cabalzar (Instituto Socioambiental)


Categoria: Ciências Naturais

Vencedor: Bioetanol de cana-de-açucar – P&D para produtividade e sustentabilidade, de Luís Augusto Barbosa Cortez (Editora Edgard Blücher e Fapesp)


Categoria: Ciências da Saúde

Vencedor: Atlas de endoscopia digestiva da SOBED, Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, de Marcelo Averbach (Editora Revinter)

Categoria: Contos e Crônicas

Vencedor: Desgracida, de Dalton Trevisan (Record)

Categoria: Comunicação

Vencedor: Impresso no Brasil, de Anibal Bragança e Marcia Abreu (Editora Unesp e Fundação Biblioteca Nacional)

Categoria: Didático e Paradidático

Vencedor: Coleção Pessoinhas, de Ruth Rocha e Anna Flora (Editora FTD)


Categoria: Direito

Vencedor: Fundamentos constitucionais do direito ambiental brasileiro, de Norma Sueli Padilha (Editora Elsevier)

Categoria: Economia, Administração e Negócios

Vencedor: Multinacionais brasileiras: internacionalização, inovação e estratégia global, de Moacir de Miranda Oliveira Junior e Colaboradores (Bookman)


Categoria: Educação

Vencedor: Impactos da violência na escola: um diálogo com professores, de Simone Gonçalves de Assis, Patrícia Constantino e Joviana Quintes Avanci (Editora Fiocruz)

Categoria: Fotografia

Vencedor: Fotografia de Natureza, de Luiz Claudio Marigo (Editora Europa)

Categoria: Gastronomia

Vencedor: Machado de Assis: Relíquias Culinárias, de Rsa Belluzzo (Editora UNESP)

Categoria: Infantil

Vencedor: Obax, de André Neves (Brinque-Book Editora)

Categoria: Juvenil

Vencedor: Antes de virar gigante e outras histórias, de Marina Colasanti (Editora Ática)


Categoria: Poesia

Vencedor: Em alguma parte alguma, de Ferreira Gullar (José Olympio)

Categoria: Psicologia e Psicanálise

Vencedor: Coração... É emoção: a influência das emoções sobre o coração, de Elias Knobel, Ana Lúcia Martins da Silva, Paola Bruno de Araújo Andreoli (Editora Atheneu)


Categoria: Reportagem

Vencedor: 1822, de Laurentino Gomes (Editora Nova Fronteira)


Categoria: Romance

Vencedor: Ribamar, de José Castello (Bertrand Brasil)


Categoria: Tecnologia e Informática

Vencedor: Aprendizagem à distância, de Fredric M. Litto (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo)


Categoria: Teoria / Crítica literária

Vencedor: Câmara Cascudo e Mário de Andrade – Cartas, 1924-1944, deMarcos Antonio de Moraes (Global Editora)


Categoria: Turismo e Hotelaria

Vencedor: Hospitalidade – A inovação na gestão das organizações prestadoras de serviços, de Geraldo Castelli (Editora Saraiva)

Categoria: Projeto Gráfico

Vencedor: Theodoro Sampaio – Nos sertões e nas cidades, de Karyn Mathuiy (Versal Editores)


Categoria: Tradução

Vencedor: O livro de Dede Korkut, de Marcos Syrayama de Pinto (Editora Globo)